III FÓRUM MUNDIAL DOS PRODUTORES DE CAFÉ
13 - 14 de fevereiro de 2023
Centro de Convenções de Kigali | Kigali - Ruanda

III Fórum Mundial dos Produtores de Café - Kigali, Ruanda 2023

“A cadeia de valor do café precisa trabalhar em conjunto sob os princípios de corresponsabilidade e solidariedade para garantir a produção sustentável de café, a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a prosperidade dos agricultores, que devem estar no centro de qualquer ação ou política. A pobreza é o maior predador das comunidades e do meio ambiente.” Juan Esteban Orduz, Presidente do Fórum Mundial dos Produtores de Café

O Fórum Mundial de Produtores de Café (WCPF) nasceu em 2017 para reunir produtores de café de todo o mundo e fornecer um espaço único para reunir e discutir questões críticas de interesse comum para os produtores, incluindo sustentabilidade, clima, ambiente e prosperidade.

O diálogo continua a evoluir no sentido da necessidade de uma abordagem mais abrangente, para além da questão dos preços. É necessário que a cadeia de valor trabalhe em conjunto para criar as condições ou a estrutura necessárias à PROSPERIDADE DOS AGRICULTORES, porque não é suficiente para os produtores alcançarem um rendimento vivo. A este respeito, os produtores, os governos dos países produtores e outras partes interessadas precisam desenvolver “Planos Nacionais de Sustentabilidade do Café” que identifiquem necessidades e prioridades nacionais ou subnacionais para trazer prosperidade às comunidades cafeeiras e desenvolver as políticas e ações que levam à prosperidade dos agricultores.

A 3ª reunião do Fórum Mundial de Produtores de Café em Ruanda, segue as anteriores em Medellín, Colômbia, em 2017, e em Campinas, Brasil, em 2019. Com um impressionante grupo de especialistas, o foco do 3º Fórum será a criação dos Planos Nacionais de Sustentabilidade do Café que ajudarão os países produtores a projetar e implementar políticas abrangentes de café para garantir o futuro de um sector de café onde os produtores de café são prósperos e a produção de café é sustentável.

O Fórum Mundial de Produtores de Café geralmente recebe ampla cobertura da mídia e atenção internacional, bem como visitas de centenas de participantes de todo o mundo. Por exemplo, o primeiro Fórum realizado em Medellín, Colômbia, em 2017, superou as expetativas ao reunir mais de 1.400 produtores, representantes do sector, funcionários do governo, agências multilaterais e organizações sem fins lucrativos provenientes de mais de 40 países produtores de café. O segundo Fórum realizado em Campinas, Brasil, em 2019, reuniu mais de 1.500 participantes igualmente diversos e de amplo alcance.

Durante os vários dias de eventos presenciais na Colômbia e em Campinas, e os virtuais em 2021 e 2022, palestrantes convidados de alto nível como o presidente Bill Clinton, o presidente Juan Manuel Santos, o presidente José María Figueres, o primeiro-ministro Hailemariam Desalegn e o renomado economista Jeffrey Sachs falaram sobre os desafios únicos do sector do café, e os participantes tiveram a oportunidade de se envolver em discussões significativas sobre a produtividade do café, a volatilidade dos preços, as mudanças climáticas e outros desafios que o sector enfrenta. Os pares e os colegas trabalharam em conjunto para identificar prioridades e planos de ação que permitam ao sector continuar a prosperar em conjunto.

Em 2017, o Fórum encomendou ao Professor Jeffrey Sachs e ao Centro Columbia para Investimentos Sustentáveis um estudo sobre a sustentabilidade da produção de café, que foi apresentado no Brasil em 2019 e se tornou uma referência para especialistas em café em todo o mundo.

Resumo em vídeo do relatório de 2019

Relatório de 2019 em inglês

{y<}
{yn}

{yl}

{y>}{o<}
{on}

{ol}

{o>}{w<}
{wn}

{wl}

{w>}{d<}
{dn}

Dias

{d>}{h<}
{hn}

Horas

{h>}{m<}
{mn}

Minutos

{m>}{s<}
{sn}

Segundos

{s>}

Agenda

Transfira a Agenda aqui.

Hospedeiros & Palestrantes

Juan Esteban Orduz

Presidente, Fórum Mundial de Produtores de Café, WCPF

    Claude Bizimana

    CEO National Agricultural Export Development Board NAEB

      Hon. Dr. Gerardine Mukeshimana

      Minister of Agriculture, Rwanda

        ROBERTO VÉLEZ VALLEJO

        CEO, Federação Colombiana de Produtores de Café

          PROF. JEFFREY D. SACHS

          Professor de economia de fama mundial, autor melhor vendido, educador inovador e líder mundial em Desenvolvimento sustentável

            Jamie Coats

            Diretor Presidente, Wise Responder, e cofundador SOPHIA Oxford

              Vanusia Nogueira

              Diretor Executivo da Organização Internacional do Café, ICO

                Sobre o Ruanda

                Sobre o Ruanda

                Bem-vindos à terra de mil colinas.
                O seu guia para obter mais informações sobre o país anfitrião, viagens, coisas a fazer e muito mais.

                Registo

                O registo está aberto!
                Pássaro precoce  USD $250
                Bilhetes normais  USD  $300
                Viagem de campo de café  USD $50
                O registo precoce das aves é válido até 31 de dezembro de 2022

                Alojamento

                Fique com os nossos hotéis parceiros
                Reserve a sua estadia com os nossos hotéis parceiros a partir de 1 de setembro de 2022.

                Patrocinadores

                Torne-se um patrocinador hoje. Obtenha mais informações aqui.

                SUCAFINA logo 2