Terceiro Fórum Mundial de Produtores de Café
Kigali, Rwanda
Primeira Parte (Virtual)

Boas-vindas

¿Garante prosperidade para todos a atual cadeia de valor do café? ¿Consiguem os produtores ter um meio de vida ascendente que possibilite a cada geração estar melhor do que a prévia, como o caso dos elos restantes da cadeia de valor?

O terceiro Fórum Mundial de Produtores de Café (primeira parte virtual no 15 de julho de 2021) vai se focar em como criar a estrutura para conseguir prosperidade para os produtores de café no meio e longo prazo, com a participação de todos os atores (produtores, comércio, indústria, governos, ONGs, agências de cooperação, fundações, etc.).
As falas no 15 de julho vão iniciar também o trabalho para criar as orientações para os Planos Nacionais de Sustentabilidade do Café nos países produtores, que serão lançados na segunda parte do fórum pessoalmente, em Kigali, na Ruanda, em julho de 2022.

Durante a reunião virtual do mês de julho que vem, vamos ver também um avanço da Ruanda e os eventos que acontecerão em Kigali, na Ruanda, em julho de 2022.

FÓRUM

O Fórum Mundial de Productores de Café (FMPC) nasceu em 2017 para reunir aos produtores de café do mundo todo e fornecer um espaço único para se-reunir e discutir assuntos críticos de interesse comum para os produtores, incluindo a sustentabilidade, o clima, meio ambiente e os meios de vida. Mesmo estando ansiosos por realizar o terceiro Fórum em Kigali, na Ruanda em 2021, decidimos faze-lo em duas partes: a primeira -virtual- o dia 15 de julho de 2021 e a segunda parte pessoalmente em Kigali en julho de 2022.

A visão do FMPC para esta reunião virtual é um programa de um dia que analiza, junto com um grupo maravilhoso de palestrantes e expositores especialistas, como conseguir a prosperidade dos produtores de café que possibilitem aos produtores não somente fugir da pobreza, mas também melhorar constantemente seus meios de vida, de forma que cada geração estará em uma situação melhor do que a prévia. Essa discussão colocará as bases para criar os princípios para os Planos Nacionais de Sustentabilidade do Café que serão apresentados durante a segunda parte do Fórum, pessoalmente, em julho de 2022 em Kigali. Queremos salientar o potencial dos produtores não só para sobreviver, mas também para prosperar nos seus esforços.

Também daremos uma descrição geral da Ruanda como país, sua gente, sua cultura e, claro, seu café.

O Foro Mundial de Produtores de Café costuma obter uma grande divulgação da mídia e a atenção internacional, também como as visitas de centenas de participantes do mundo todo. Sua primeira edição, realizada em Medellín, na Colômbia em 2017, reuniu mais de 1.400 produtores, representantes da indústria, funcionários governamentais, agências multilaterais e organizações sem fins lucrativos procedentes de mais de 40 países produtores de café.
O segundo Fórum, realizado em Campinas, no Brasil em 2019, reuniu a mais de 1.500 pessoas igualmente diversas e de grande escopo. Durante o evento de vários días na Colômbia, palestrantes de alto nível convidados, inclusive com líderes e especialistas mundiais como o ex presidente Bill Clinton, o ganhador do Prêmio Nobel da Paz e presidente Juan Manuel Santos, além do reconhecido economista Jeffrey Sachs, falaram sobre os desafíos únicos do setor cafeteiro, e os participantes têm tido a oportunidade de participar em falas de grande importância em grupos de trabalho e painéis sobre a produtividade do café, a volatilidade dos preços, a mudança climática e outros desafíos para o setor cafeteiro. Homólogos e colegas trabalham juntos para identificar as prioridades e planos de ação que possibilitem que o setor persista a continúe prosperar unido.

{y<}
{yn}

{yl}

{y>}{o<}
{on}

{ol}

{o>}{w<}
{wn}

{wl}

{w>}{d<}
{dn}

Dias

{d>}{h<}
{hn}

Horas

{h>}{m<}
{mn}

Minutos

{m>}{s<}
{sn}

Segundos

{s>}

Agenda

14:00 – 14:30 (Hora de Ruanda)
Notable Ruanda

  • Saiba porqué Ruanda está qualificada como o segundo melhor lugar para se juntar na África e porqué deveria organizar sua próxima reunião ou evento na terra das mil colinas.
  • Um percurso virtual por terrenos cafeeiros que oferecerá aos participantes a oportunidade de explorar e descobrir diferentes fazendas cafeeiras interesantes na Ruanda.

Sequência 1: Cerimônia de Abertura (30 min)

A Cerimônia de Abertura lançará o Fórum Mundial de Produtores de Café como plataforma chave para seguir analisando e abordando os desafios diante da cadeia de valor do café.

Moderador: Claude Bizimana, CEO da Junta Nacional de Desenvolvimento de Exportações Agrícolas, NAEB

  • Montagem do vídeo de abertura do Foro Mundial de Produtores de Café 2021
  • Resumo da conferência: Juan Esteban Orduz, presidente do Fórum  Mundial de Produtores de Café, WCPF
  • Discurso de abertura: Excelentíssima. Dra. Gerardine Mukeshimana, Ministra de Agricultura da Ruanda

Sequência 2: Líderes importantes em conversa (30 min)

Uma sessão que marca o ritmo no que os líderes importantes apresentam seus pontos de vista sobre a prosperidade dos produtores de café e a sustentabilidade da cadeia de valor mundial do café.

Moderador: Juan Esteban Orduz, presidente do Fórum Mundial de Produtores de Café, WCPF

Palestrantes:

  • S. E. Hailemariam Desalegn, ex Primeiro Ministro da Etiópia
  • S. E. José María Figueres, expresidente da Costa Rica

Sequência 3: Palestrante principal sobre a prosperidade dos agricultores de café (30 min)

Apresentado por Roberto Velez Vallejo. CEO Fédération Colombienne de Cultivateurs de Café

  • Prof. Jeffrey D. Sachs, Ph.D.

  • África, Enselme Ghouton, Presidente da Agência de Cafés da África e do Madagascar, ACRAM
  • Asia, Anil Bhandari, Presidente, India Coffee Trust.
  • América Latina – René León-Gómez, Secretário Executivo da Promecafé

 

Moderador: H. D. Afriyie Akoto, Ministro de Alimentação e Agricultura da Gana

Palestrantes:

  • Dr. Carlos Felipe Jaramillo, Vice-presidente para a região da América Latina e o Caribe, Banco Mundial
  • Jack Leslie, Presidente da Fundação para o Desenvolvimento Africano dos EUA, USADF
  • Dr. Inès Burrus, Ph.D., CEO, Burrus Development
  • Dr. Luis Felipe López-Calva, Sub-secretário Geral e Diretor Regional para América Latina, Organização das Nações Unidas.
  • Amir Hamza, Presidente, Asociação de Cafés Finos da África, AFCA

  • Claude Bizimana, CEO, NAEB
  • Emb. Solomon Rutega, Secretário Geral, Organização Interafricana do Café, IACO
  • Juan Esteban Orduz, Presidente, WCPF
  • Foto do grupo

Passeios Virtuais a terrenos cafeeiros (Vídeo)

  • Um vídeo sobre a história do Café na África
  • Um vídeo sobre a historia do Café na Ruanda
  • Um vídeo sobre a indústria do café da Ruanda uma apresentação técnica

Hospedeiros & Palestrantes

Juan Esteban Orduz

Presidente, Fórum Mundial de Produtores de Café, WCPF

    Claude Bizimana

    CEO National Agricultural Export Development Board NAEB

      Hon. Dr. Gerardine Mukeshimana

      Minister of Agriculture, Rwanda

        H.E. Hailemariam Desalegn

        Ex Primeiro Ministro da Etiópia

          H.E. Jose Maria Figueres

          Expresidente, Costa Rica

            Zona_Horaria_web_portugues