III FÓRUM MUNDIAL DOS PRODUTORES DE CAFÉ
13 - 14 de fevereiro de 2023
Centro de Convenções de Kigali | Kigali - Ruanda

III Fórum Mundial dos Produtores de Café - Kigali, Ruanda 2023

“A cadeia de valor do café precisa trabalhar em conjunto sob os princípios de corresponsabilidade e solidariedade para garantir a produção sustentável de café, a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a prosperidade dos agricultores, que devem estar no centro de qualquer ação ou política. A pobreza é o maior predador das comunidades e do meio ambiente.” Juan Esteban Orduz, Presidente do Fórum Mundial dos Produtores de Café

O Fórum Mundial de Produtores de Café (WCPF) nasceu em 2017 para reunir produtores de café de todo o mundo e fornecer um espaço único para reunir e discutir questões críticas de interesse comum para os produtores, incluindo sustentabilidade, clima, ambiente e prosperidade.

O diálogo continua a evoluir no sentido da necessidade de uma abordagem mais abrangente, para além da questão dos preços. É necessário que a cadeia de valor trabalhe em conjunto para criar as condições ou a estrutura necessárias à PROSPERIDADE DOS AGRICULTORES, porque não é suficiente para os produtores alcançarem um rendimento vivo. A este respeito, os produtores, os governos dos países produtores e outras partes interessadas precisam desenvolver “Planos Nacionais de Sustentabilidade do Café” que identifiquem necessidades e prioridades nacionais ou subnacionais para trazer prosperidade às comunidades cafeeiras e desenvolver as políticas e ações que levam à prosperidade dos agricultores.

A 3ª reunião do Fórum Mundial de Produtores de Café em Ruanda, segue as anteriores em Medellín, Colômbia, em 2017, e em Campinas, Brasil, em 2019. Com um impressionante grupo de especialistas, o foco do 3º Fórum será a criação dos Planos Nacionais de Sustentabilidade do Café que ajudarão os países produtores a projetar e implementar políticas abrangentes de café para garantir o futuro de um sector de café onde os produtores de café são prósperos e a produção de café é sustentável.

O Fórum Mundial de Produtores de Café geralmente recebe ampla cobertura da mídia e atenção internacional, bem como visitas de centenas de participantes de todo o mundo. Por exemplo, o primeiro Fórum realizado em Medellín, Colômbia, em 2017, superou as expetativas ao reunir mais de 1.400 produtores, representantes do sector, funcionários do governo, agências multilaterais e organizações sem fins lucrativos provenientes de mais de 40 países produtores de café. O segundo Fórum realizado em Campinas, Brasil, em 2019, reuniu mais de 1.500 participantes igualmente diversos e de amplo alcance.

Durante os vários dias de eventos presenciais na Colômbia e em Campinas, e os virtuais em 2021 e 2022, palestrantes convidados de alto nível como o presidente Bill Clinton, o presidente Juan Manuel Santos, o presidente José María Figueres, o primeiro-ministro Hailemariam Desalegn e o renomado economista Jeffrey Sachs falaram sobre os desafios únicos do sector do café, e os participantes tiveram a oportunidade de se envolver em discussões significativas sobre a produtividade do café, a volatilidade dos preços, as mudanças climáticas e outros desafios que o sector enfrenta. Os pares e os colegas trabalharam em conjunto para identificar prioridades e planos de ação que permitam ao sector continuar a prosperar em conjunto.

Em 2017, o Fórum encomendou ao Professor Jeffrey Sachs e ao Centro Columbia para Investimentos Sustentáveis um estudo sobre a sustentabilidade da produção de café, que foi apresentado no Brasil em 2019 e se tornou uma referência para especialistas em café em todo o mundo.

Resumo em vídeo do relatório de 2019

Relatório de 2019 em inglês

{y<}
{yn}

{yl}

{y>}{o<}
{on}

{ol}

{o>}{w<}
{wn}

{wl}

{w>}{d<}
{dn}

Dias

{d>}{h<}
{hn}

Horas

{h>}{m<}
{mn}

Minutos

{m>}{s<}
{sn}

Segundos

{s>}

Agenda

Transfira a Agenda aqui.

Hospedeiros & Palestrantes

Juan Esteban Orduz

Presidente, Fórum Mundial de Produtores de Café, WCPF

Claude Bizimana

CEO National Agricultural Export Development Board NAEB

    Hon. Dr. Gerardine Mukeshimana

    Ministro da Agricultura e dos Recursos Animais do Ruanda

    ROBERTO VÉLEZ VALLEJO

    CEO Federação Colombiana de Cafeicultores

    PROF. JEFFREY D. SACHS

    Professor de economia de renome mundial, autor best-seller, educador inovador e líder global em desenvolvimento sustentável

    Jamie Coats

    Diretor Presidente, Wise Responder, e cofundador SOPHIA Oxford

    Vanusia Nogueira

    Diretor Executivo da Organização Internacional do Café, ICO

    SERGIO DIAZ-GRANADOS

    Presidente Executivo do CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina 2021-2026

    SILAS BRASILEIRO

    Presidente Executivo do CNC, Conselho Nacional do Café Brasil

    Dr. Celestin Mutimura Gatarayiha

    Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Organização Interafricana do Café (IACO)

    Dr. Celestin Mutimura Gatarayiha

    Secretário-Geral da Organização Interafricana do Café, IACO-OIAC

    Sobre o Ruanda

    Sobre o Ruanda

    Bem-vindos à terra de mil colinas.
    O seu guia para obter mais informações sobre o país anfitrião, viagens, coisas a fazer e muito mais.

    Registo

    O registo está aberto!
    Pássaro precoce  USD $250
    Bilhetes normais  USD  $300
    Viagem de campo de café  USD $50
    O registo precoce das aves é válido até 31 de dezembro de 2022

    Alojamento

    Fique com os nossos hotéis parceiros
    Reserve a sua estadia com os nossos hotéis parceiros a partir de 1 de setembro de 2022.

    Patrocinadores

    Torne-se um patrocinador hoje. Obtenha mais informações aqui.