Luis Felipe Lopez-Calva
Diretor Global de Prática Global de Pobreza e Equidade (GP) do Grupo Banco Mundial na Vice-Presidência de Crescimento Equitativo, Finanças e Instituições (EFI)

Luis Felipe López-Calva é o Diretor Global da Prática Global de Pobreza e Equidade (GP) do Grupo Banco Mundial na Vice-Presidência de Crescimento Equitativo, Finanças e Instituições (EFI).
López-Calva tem mais de 25 anos de experiência profissional trabalhando com instituições internacionais e assessorando governos nacionais. Ele voltou ao Banco Mundial em 2022 vindo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, onde atuou como Secretário-Geral Adjunto da ONU e Diretor Regional para a América Latina e o Caribe desde 2018.
Em seu mandato anterior no Banco Mundial, ele ocupou vários cargos, incluindo Gerente de Prática do GP de Pobreza e Equidade para a Europa e Ásia Central, Codiretor do Relatório de Desenvolvimento Mundial 2017 sobre Governança e Direito, Economista Líder e Consultor Regional de Pobreza em o GP de Pobreza e Equidade para a Europa e Ásia Central, e Economista Líder na Unidade de Pobreza, Equidade e Gênero na Direção de Redução da Pobreza e Gestão Econômica (PREM) para a América Latina e Caribe.
López-Calva é membro do conselho da Global Development Network (GDN) e membro da Human Development and Capabilities Association.
Seus interesses de pesquisa se concentram em mercados de trabalho, pobreza e desigualdade, instituições e microeconomia do desenvolvimento. Ele publicou extensivamente sobre essas questões em revistas acadêmicas revisadas por pares, livros e relatórios de políticas. Ele possui mestrado em Economia pela Universidade de Boston, bem como mestrado e doutorado em Economia pela Cornell University.